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Trabalho em equipe

O trabalho em equipe pode ser um sonho para alguns e um pesadelo para outros. Há pessoas que se sentem mais produtivas ao trabalhar em grupo, outras preferem trabalhar individualmente. Há casos onde os integrantes da equipe podem criar uma boa relação, já outras equipes podem brigar o dia inteiro no serviço.

Existe ainda diversos comportamentos conflitantes entre os integrantes. Por ocuparem um determinado cargo em uma equipe, algumas pessoas podem não fazer nenhuma atividade, outras acham que o seu modo de trabalho é o correto e outras pessoas fazem todas as atividades sem reclamar. Por mais que existam diversas personalidades e opiniões diferentes dentro de uma equipe, cabe aos integrantes lidarem com essas diversidades

Muitos especialistas dizem que quanto mais diversidade melhor e que as discordâncias entre as ideias são essenciais para a geração de um ambiente criativo na equipe. Mas a grande questão que passa pela cabeça das pessoas é: como lidar com esse grupo que apresenta opiniões diferentes das minhas? Ou como eu devo lidar com esse grupo no qual eu não me encaixei ? Ou ainda: Como eu devo lidar com esses conflitos ?

Existe uma série de fatores que você pode utilizar para evitar possíveis desentendimentos na sua equipe como, por exemplo, delegar claramente as tarefas, estabelecer acordos claros e adotar a transparência entre os membros. No entanto, o que devemos fazer quando houver algum desentendimento na sua equipe?

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Resolvendo conflitos 

A princípio é importante começar achando o “X” da questão, que seria a raiz do problema, identificando e analisando a situação como um todo. Isso ajuda a criar um norte para uma possível solução. Essa parte pode ser feita individualmente ou em grupo, mas vale ressaltar que todos os integrantes devem estar cientes desta análise, e que todo mundo deve se responsabilizar pelos seus erros e ter em mente que é importante a equipe estar razoavelmente bem para o bom desempenho da empresa. Assim que achar o(s) erro(s) busque alguma solução que possa agradar todo o time (ou a maioria dele) e que esteja relacionado, principalmente, às metas e os objetivos da empresa. Lembre-se: As metas e objetivos da empresa devem ser priorizadas.

Pode haver situações em que haja uma discussão, portanto, é importante levar em consideração que, no ambiente de trabalho, não devemos levar as discussões para o lado pessoal, mas sim para o lado profissional. Afinal de contas, vocês realizam um trabalho em equipe para atender às demandas da empresa. A discussão deve existir para debater pontos de vistas diferentes e como partir para uma decisão orientada ao que a empresa necessita. A empatia e o respeito devem estar presentes em todos esses processos, para não ultrapassarem os limites.

Para evitar conflitos e melhorar o desempenho da sua equipe aqui vão algumas dicas:

  • Entender a rotina e o momento dos integrantes: a vida profissional e pessoal se interligam, pode haver situações em que os integrantes não podem comparecer às reuniões todos os dias, ou entregar as atividades no prazo por conta de problemas de ordem pessoal. Portanto, é necessário entender a rotina e o momento dos colaboradores para achar alguma solução em que todos os integrantes da equipe estejam 100% focados no trabalho.
  • Incentive a comunicação e o feedback aberto e regular: o feedback auxilia no desempenho do trabalho e no desenvolvimento dos colaboradores. Através de uma comunicação respeitosa e aberta às sugestões, é possível contribuir com críticas construtivas e oferecer ajuda nas atividades.
  • Avalie e ajuste continuamente processos e estratégias para melhorar o desempenho: Analisar o desenvolvimento do trabalho e a performance da sua equipe são essenciais para o progresso da empresa. Desta forma será possível perceber se a estratégia que você e sua equipe estão utilizando está ou não valendo a pena.

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Lidero - Escola de Superpoderes

Pessoas com sonhos mudam o mundo. A Lidero é a startup que dedica-se a revolucionar a educação e a empoderar pessoas. Desde 2016 a Lidero cria cursos e experiências que combinam o melhor da fundamentação teórica com foco na aplicação prática.

Rafael Honorato é empreendedor, fundador da startup Lidero e líder de comunidades de empreendedorismo e inovação na Arariboia Valley, ErreJota, InovAtiva Brasil, membro Angel Investor Club, entre outras.

É mentor de negócios e consultor de empreendedorismo e inovação no MONIT/UFF e outras organizações e eventos de empreendedorismo e inovação.

Produz conteúdo em artigos, vídeos e podcasts sobre liderança, desenvolvimento profissional, design de produtos e empreendedorismo, como o Lidero Soma e Empreendedorismo em minutos.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/rafaelhonorato

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Professor de curso técnico, ensino superior e pós-graduação na área de administração, recursos humanos e psicopedagogia.

Com experiência na área administrativa, jogos empresariais, empreendedorismo, marketing, administração de produção e operações, inglês instrumental, economia brasileira, posicionamento profissional, introdução à economia, consultoria em gestão pessoal, gestão de crédito e risco.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/%C3%A1lvaro-carvalho-8b0846188/

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José da Silva Girão Junior, graduado em Administração de Empresas – UNIFOR/2001, com MBA em Marketing - FGV-RJ/2003 e  finalizando MBA em Gestão de pessoas e Liderança – UNI7/2022.

Sócio-diretor da Girão Consultoria, escritor, professor de pós-graduação na Faculdade CDL Fortaleza, palestrante, workshopper Sebrae/CE e mentor social da ONG  Gerando Falcões.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jos%C3%A9-girao-78b23057/

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Profissional com ampla experiência acadêmica, cuja formação inclui: Graduação em filosofia e direito, pós-graduação em Gestão escolar, Psicopedagogia clinica e institucional, Gênero e sexualidade, Direito do trabalho e processual do trabalho, Direito constitucional, Psicologia social e antropológica e com MBA em Docência do ensino superior.

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Paloma Lopes é profissional com cerca de 10 anos de experiência na área de Recursos Humanos.

Formada em Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis pela Universidade de Santo Amaro, formada em Coaching pela Abracoaching.

Consultora de Carreira, especialista em Recolocação Profissional pela Lopes HR Consulting e pela Lidero onde também é instrutora.

Empreendedora, atualmente desenvolve artigos para o Blog Consulte o RH e gera conteúdo em vídeo para YouTube para pessoas que buscam desenvolvimento pessoal, profissional e emprego novo disponível no canal da Lopes HR Consulting.

Na Lidero contribui através de podcast, vídeos, cursos como Acelera Carreira, Currículo na Prática, Circuito Lidero, participação nos programas Lidero Discute e os eventos SOS Emprego.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/paloma-lopes-jobhunter/

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Pedagogo, orientador educacional, administrador escolar, professor para o ensino superior e Doutor em Educação pela Wester Christian University, USA.

Com 28 livros publicados e 7 DVDs educativos, Hamilton Werneck já realizou mais de 1.600 conferências em todo o Brasil envolvendo colégios, secretarias de educação, sindicatos patronais e de classe e universidades.

Com experiência em educação desde as classes multisseriadas do interior até a pós-graduação, vem participando ativamente da vida educacional do país através de programas de TV e congressos nacionais e internacionais de educação. Pertenceu, como conselheiro, de conselhos municipais e do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Foi Secretário de educação do município de Nova Friburgo - RJ. Seu livro "Como Vencer na Vida Sendo Professor", foi traduzido no México, para todos os países de língua espanhola; "O Profissional do Século XXI", está sendo traduzido para o inglês. Escreve para a revista Profissão Mestre e faz parte do Conselho Editorial desta revista. Escreve para vários sites educacionais. Trabalha na Universidade Candido Mendes.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/hamilton-werneck-34a77244/

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Especialista em sistemas de gestão, com ênfase nas áreas de planos de negócio e diversidade cultural corporativa.

Doutoranda em Sistemas de Gestão da Sustentabilidade, na Universidade Federal Fluminense (UFF), minha linha de pesquisa é na Gestão de Organizações Sustentáveis e minha pesquisa fala sobre diversidade e inclusão de minorias. Sou Mestre em Sistemas de Gestão, com foco na área da Responsabilidade Social Corporativa, pela UFF, desde 2011; conclui MBA em Gestão Pela Qualidade Total no Latec-UFF, em 2007. Sou pós-graduada em Gestão Pública Municipal (UFF, 2016), pós-graduada Latu Sensu em Especialização Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância na UFF (2013), Pós-Graduação em Marketing, pela ESPM-RJ (1994). Sou graduada em Comunicação Social, sendo bacharel em Relações Públicas, diplomada pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (1983). Entre 2009 e 2011, fui bolsista do Sistema Universidade Aberta do Brasil/DED/CAPES/MEC; a partir de 2012 atuei como bolsista do CEDERJ, tendo a função de Tutora do Curso Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal Fluminense EAD. Novamente, em 2014, atuei pela UAB como Coordenadora de Tutoria do Curso Semipresencial de Extensão "A Escola e a Cidade: políticas públicas educacionais". Também na UFF, integrou a equipe do Programa de Pós-

Graduação em Gestão e Empreendedorismo, atuando no MBA Gestão Empreendedora, com foco em Educação, de 2011 a 2016. Desde 2016, integro o corpo docente do mesmo departamento como Professora Convidada do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Empreendedorismo, atuando no MBA Executivo. Sou professora de inglês para diferentes níveis e fins. Possuo ampla experiência nas áreas de Comunicação Social, Relações Públicas, Marketing e Administração, com ênfase em Liderança, Gestão Empresarial e de Pessoas. Com a conclusão do Mestrado, tornei-me especialista em Sistemas de Gestão, com ênfase nas áreas de Planos de Negócio e Diversidade Cultural Corporativa.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/neide-l%C3%BAcia-almeida-82044225/

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Gislaine Vieira é apaixonada pelo poder da imagem pessoal e dos seus impactos nas conquistas pessoais e profissionais. Especialista em Facetelling®️, a ciência da consultoria de imagem guiada pelos traços do rosto, é também especialista em Análise de Cores, Consultora de Imagem Pessoal, Corporativa e Executiva. Professora (influenciada pela arte e magia de ensinar), formada em Letras e Secretariado, onde desenvolveu sua carreira corporativa por mais de 20 anos. Seus pilares de consultoria de imagem baseiam-se em ser confiante na sua imagem para poder ser confiante nas suas conquistas.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/gislainebaladorevieira

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Pedagogo, Especialista em EAD e Administração de RH, Formação em Dinâmica de Grupo pela SBDG e Metodologia CEFE.

Analista de RH, Técnico Especializado em Treinamento e Professor Universitário (UECE, UVA, FIC e outras), Ministra as disciplinas de Consultoria em RH, Gestão do Conhecimento, Gestão de Vendas, Processo de Decisão, Ética, Marketing, Gestão de RH, Didática, Psicologia da Aprendizagem e Oficina de Oratória.

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Administrador de redes experiente com amplo conhecimento em segurança de TI, infraestrutura digital e processos de gestão de TI.

Competente em coleta de informações, service desk, segurança da informação e aplicação da LGPD sob a ótica da tecnologia da informação.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/andrewpazin

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Professora, contadora e profissional com mais de 14 anos de experiência na área Tributária, com domínio de todas as rotinas fiscais de análises e apurações de tributos indiretos e diretos. 

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012). Atualmente é professora - Trevisan Escola Superior de Negócios. Palestrante. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente na gestão de tributos indiretos.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/camila-oliveira-56a53726/

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